Biografia de CANARINHO

(Ator)

1927-

O nome do ator Canarinho é Aloísio Ferreira Gomes. Ele nasceu em Salvador, em 1927. Seu pai chamava-se Gonçalo Gomes. A mãe, Luzia Ferreira Gomes. Eram pobres.
O pai morreu assassinado e a mãe faleceu, quando Canarinho tinha 12 anos. Com essa idade, o garoto já era um adulto, cuidava de suas próprias roupas, fazia comida, pagava o aluguel, tinha de se sustentar. Desde pequeno gostava de música e de arte. Tocava violão e cavaquinho. E cantava bem. Era chamado de “o pequeno Orlando Silva”. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou com os norte-americanos, nas bases navais e aéreas de Aratu e Ipitanga na Bahia.
Aos 17 anos resolveu ser artista. “Um artista”, disse-lhe um amigo, “precisa ser louro, alto e lindo, e de olhos verdes”. Ao que ele respondeu: “Os que me assistirem, vão me ver: louro, alto, lindo e de olhos verdes”. Ali o garoto passou a cantar em night-clubs, cabarés, boates e bailes.
Em 1955, chegou a São Paulo, e cantou com o Russo do Pandeiro, ex-integrante do Bando da Lua, na Rádio Nacional. Passou depois para a TV Paulista. E fez a “Praça da Alegria”, de Manoel de Nóbrega. Ficou fazendo programas humorísticos como o “Folias do Golias”. Tornou-se comediante importante. Participou da grande campanha: “Faça Uma Criança Sorrir” e “Quanto Vale Uma Criança”. Fez novelas e, com o falecimento de Manoel de Nóbrega, passou a participar no programa “A Praça é Nossa”, de Carlos Alberto de Nóbrega, fazendo o quadro “Canarinho ao Telefone”. Sempre alegre, ele está na mídia do Brasil até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>